Curiosidades

14 de abril - Hoje é Dia Internacional do Café

 

postado em 14/04/2009 | Há 8 anos

Brasília (14.4.2009) - O mundo inteiro comemora no  dia 14 de abril  um de seus produtos preferidos: o café. Conhecido por pingado, média, carioca, curto, espresso, cappuccino, de acordo com as formas de preparo ou combinação com outros ingredientes, o café é consumido por nove entre dez brasileiros acima de 15 anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. A planta chegou ao Brasil em 1727, pelo sargento-mor Francisco de Mello Palheta.

Hoje, o País é o maior produtor e exportador de café, seguido do Vietnam e da Colômbia. A produção brasileira foi de 48 milhões de sacas de 60 quilos, em 2008. O principal estado produtor do café arábica é Minas Gerais, com 24 milhões de sacas/ano. O Espírito Santo se destaca com a produção de 7,3 milhões de sacas de café conilon.

As exportações no ano passado totalizaram 30 milhões de sacas, com embarques para Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão. (Inez De Podestà)

Saiba mais sobre a história do café

          Dia Internacional do Café

 

Veja tambÉm: