Consumo

IRISH COFFEE FESTIVAL MARCA UNIÃO ENTRE BRASIL E IRLANDA

 

postado em 12/03/2009 | Há 9 anos

Blog do Café

O café do Brasil combinado com o uísque irlandês e finalizado com uma suave camada de creme transformou-se na bebida internacionalmente conhecida como Irish Coffee. Por representar a calorosa união entre Brasil e Irlanda, o Irish Coffee será um dos sabores irlandeses do festival ‘Cara Irlanda’ e estará presente em 38 das melhores cafeterias brasileiras, de 17 a 27 de março.

A iniciativa tem o apoio da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), por meio do programa CCQ (Círculo do Café de Qualidade), e se integra ao ‘Cara Irlanda’, festival da cultura irlandesa, realizado pelo Irish Institute / Instituto Brasil-Irlanda, na semana em que se comemora o Saint Patrick´s Day, no dia 17, data nacional daquele país. As informações partem da Tempo de Comunicação.

Durante todo o período, as cafeterias darão destaque ao Irish Coffee e a outros drinques e ainda distribuirão folhetos que contam a história dessa bebida. Todas as casas de café participantes fazem parte do CCQ. São elas: Maria Fumaça Caffé, de Salvador (BA); Santa Clara Café Orgânico, com uma loja em Fortaleza (CE) e outra em Natal (RN); Santa Sohia Capheteria, de Belo Horizonte (MG); Vozzuca Cafés Especiais, de Uberlândia (MG); Lucca Cafés Especiais, com duas lojas em Curitiba (PR); São Braz Coffee Shop, com quatro lojas em Recife (PE); Armazém do Café, com oito lojas; Rubro Café, com três lojas; Café Sorelle, com duas lojas, e Tabaco Café, com três lojas, todas no Rio de Janeiro (RJ); Café do Porto, com três lojas em Porto Alegre (RS); Fran´s Café, com duas lojas em São Paulo e uma em Bauru (SP); Suplicy Cafés Especiais, com quatro lojas em São Paulo (SP); e Cafeteria do Museu, instalada no Museu do Café, em Santos (SP).

IRISH COFFEE, A HISTÓRIA

O frio, no inverno dos anos 40, parecia insuportável aos passageiros que, vindos dos Estados Unidos, desembarcavam em Foynes, Country Limerick, cidade a Oeste da Irlanda, após 18 horas de vôo, nos então chamados "barcos voadores".

Para aquecê-los, ao invés de oferecer apenas uma xícara de café quente, Joseph Sheridan, chef do restaurante do aeroporto, decidiu acrescentar uísque irlandês à bebida. Reconfortados, perguntavam: "É café brasileiro"? "Não. É Irish Coffee", respondia.

Este casamento entre o bom, forte e saboroso café do Brasil e o uísque irlandês tornou-se sucesso absoluto na década seguinte, em San Francisco (EUA), levado por Stanton Delaplane, jornalista do San Francisco Chronicle, depois de prová-lo na Irlanda. Apresentado à Los Angeles, na era de ouro do cinema, rapidamente virou sucesso em todo o país e no mundo.

IRISH COFFEE, A RECEITA (CAIFE GAELACH)

Ingredientes: 1 dose (25 ml) de Irish whiskey; 1 colher (chá) de açúcar; 1 xícara grande de café, bem quente; Creme de leite, batido.

Preparo: 1) Aqueça o copo (preferivelmente tipo caneca de vidro) em água quente; 2) Coloque o açúcar; 3) Despeje o uísque sobre ele; 4) Junte o café bem quente, deixando uns 3 cm de espaço livre, para o creme; 5) Mexa delicadamente para dissolver o açúcar e misturar o café ao uísque; 6) Coloque o creme batido sobre o líquido.

Dica: Para aproveitar todo o sabor, a mistura de café e uísque deve ser bebida através do creme.

 

O QUE É O CCQ

O Círculo do Café de Qualidade é um símbolo de diferenciação, junto aos consumidores, dos melhores estabelecimentos que trabalham corretamente com cafés de alta qualidade. Para obter este símbolo, as casas passam por verificação feita por auditores, que atestam e confirmam a adequação de todos os procedimentos, desde higiene e manuseio dos alimentos até o preparo do café e a satisfação dos clientes.

 

IRISH INSTITUTE E ‘CARA IRLANDA’

Criado para promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Irlanda, em todos os seus aspectos, e a amizade entre brasileiros e irlandeses, o Irish Institute /Instituto Brasil-Irlanda, que completou recentemente um ano de existência, realiza, agora seu primeiro festival, ‘Cara Irlanda’, que será inaugurado no dia de St Patrick, 17 de março, também data nacional da Irlanda.

 

‘Cara Irlanda’ (Cara, em irlandês, significa amigo) terá um conjunto de eventos abrangendo Literatura, Música, Teatro, Dança,Turismo, Gastronomia, Cerveja, Tradições Celtas, Turismo, Educação. E mais: o Gaélico, idioma oficial do país, St Patrick e as ligações históricas entre Brasil e Irlanda, também terão destaque. Com exceção do Irish Coffee Festival, que tem abrangência nacional, as demais atividades terão como base principal a Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista 2073 – São Paulo/SP), onde acontecerão palestras e workshops. As atividades são gratuitas e abertas ao público e ainda haverá prêmios aos participantes.


Escrito por Paulo André (PA)

 

Veja tambÉm: