Curiosidades

Beterraba orgânica gigante é encontrada em lavoura de café no Paraná

 

postado em 12/02/2009 | Há 8 anos

Jornal do Estado


Legume pesa 4,2kg e tem tamanho de bola de futebol

Redação Bem Paraná

                                                          Divulgação
Funcionário da Chácara Boa Esperança mostra beterraba de 4,2 kg
Funcionário da Chácara Boa Esperança mostra beterraba de 4,2 kg

 

Uma beterraba de 4,2 Kg foi encontrada em uma plantação orgânica, na cidade de Ribeirão Claro, no interior do Paraná. Do tamanho de uma bola de futebol, o legume causou surpresa aos moradores.

De acordo com Paulo Vilela, produtor de alimentos orgânicos e proprietário da  Chácara Boa Esperança, onde a beterraba foi colhida, é possível que o legume tenha se  beneficiado de adubação por compostagem e pelos tratamentos especiais biodinâmicos - homeopatias e dinamizações - usados nas mudas de café.

A Chácara Boa Esperança, além de café orgânico tem uma produção com certificação Biodinâmica, que supera em cuidados as práticas orgânicas. Um dos procedimentos adotados é o enriquecimento do solo com uma solução de cristal de rocha moído e a utilização de uma compostagem feita com esterco de gado enterrado em chifres durante seis meses. "Os cuidados ultra-especiais da agricultura biodinâmica podem ter feito esta beterraba crescer tanto", pondera Paulo Vilela.
 
Livres de agrotóxicos, os alimentos orgânicos são resultantes de um sistema de produção agrícola, que busca manejar o solo e os demais recursos naturais de forma equilibrada, beneficiando a saúde e o ecossistema.

 

Veja tambÉm: