Santos Brasil se interessa na expansão do porto

Por: O ESTADO DE S. PAULO

A Santos Brasil, empresa ligada ao Grupo Opportunity, de Daniel Dantas, está interessada em projeto de expansão do Porto de Santos que deverá dobrar a capacidade de movimentação do porto.


Imaginado há quase duas décadas, o complexo chamado de Barnabé-Bagres consiste na ampliação do maior porto do hemisfério Sul. Em 17 de abril, foi assinado termo entre a Santos Brasil e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) autorizando a empresa a realizar estudos de viabilidade para a implantar o complexo. O convênio foi fechado duas semanas após a solicitação ter sido feita à Secretaria Especial dos Portos, revelou na ocasião o ministro Pedro Brito.


Com previsão de investimentos de R$ 9 bilhões, a idéia é expandir o porto dos atuais 7,1 milhões de metros quadrados para 13 milhões e dos 13 quilômetros de cais para 24 quilômetros, construindo-se 45 novos berços de atracação (hoje são 64).


Barnabé-Bagres inclui a construção de armazéns, silos, pátios e tancagens e, segundo dados da Secretaria de Portos, criaria cerca de 35 mil empregos diretos. O projeto será feito em área protegida e exige licenciamento ambiental.


Na data da assinatura do termo, Brito disse que o documento não obrigava a Autoridade Portuária a aproveitar os estudos no processo de licitação. A Santos-Brasil assume os custos e os riscos. Se o projeto for licitado e a empresa que fez o estudo ganhar, já está incluído esse estudo dentro do processo, senão quem ganhar paga esse custo, explicou.


Embora já tenha sido discutido, nunca foi feito estudo que de fato dimensione em quanto a utilização das duas ilhas aumentaria a capacidade do porto. Fala-se que seria possível dobrar ou até triplicar a movimentação atual, chegando a 230 milhões de toneladas por ano.


No último dia 12, a Prefeitura de Santos divulgou que participaria da elaboração do projeto Barnabé-Bagres junto com a Santos Brasil, para agilizar a conclusão do estudo.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.