Curiosidades

Processo de fabricação do Nescafé

 

postado em 17/06/2008 | Há 9 anos

Nota da redação: O texto abaixo está escrito em Portugues de Portugal.

 

PROCESSO DE FABRICO – NESCAFÉ

Ao chegar à fábrica, o café verde de diferentes tipos é examinado por técnicos, que fazem a selecção da matéria-prima e só a liberam quando se asseguram de que ela corresponde aos padrões de qualidade exigidos pela empresa. Os diversos tipos de café verde são, em seguida, combinados em proporções adequadas para a preparação dos blends, ou seja, das misturas que caracterizam cada uma das variedades do NESCAFÉ.

Em equipamentos de alta precisão, os blends são submetidos a graus específicos de torrefacção, conforme o tipo de NESCAFÉ a que se destinam.

Depois de torrados, os grãos de café são submetidos a um resfriamento, evitando-se que o calor acumulado durante o processo prossiga a sua acção desidratante. Resfriado, o café passa pela fase de moagem na qual é transformado num pó homogéneo.

A etapa seguinte é a de preparação do extracto líquido, que corresponde à preparação doméstica do café. Para a obtenção do extracto líquido, o pó é colocado em enormes "cafeteiras", nas quais, sob alta pressão, circula a água (também objecto de análise prévia, já que, conforme a sua composição química, ela pode interferir no sabor final). Com isso, extraem-se do pó as substâncias que se dissolvem em água e que dão o aroma e o sabor característicos da bebida. Em seguida, é feita a secagem: por um processo térmico especial, a água é retirada do extracto líquido, tendo-se como resultado um pó que conserva o sabor e o aroma do café. As partículas desse pó são depois reagrupadas em grânulos maiores, que permitirão que o café se dissolva mais facilmente em contacto com a água, no momento de uso pelo consumidor.

A última etapa é a do acondicionamento: o café solúvel, na forma final de grânulos, é acondicionado automaticamente em frascos de vidro. Graças à vedação hermética da embalagem, o produto fica protegido do contacto com o ar, que poderia provocar a oxidação de seu conteúdo gorduroso, conservando todas as suas propriedades durante longo tempo.

Todo o processo de fabricação é acompanhado por sistemáticos controles de qualidade, garantindo que o produto chegue ao consumidor com as suas características totalmente preservadas.

De acordo com a política de preservação do meio ambiente adoptada pela Nestlé em todo o mundo, a borra, parte não solúvel do café, que fica como resíduo da extracção, é reciclada, sendo recolhida e submetida a secagem.



Processo de Produção Puros


Processo de Descafeinização


 

Fonte: http://www.nestle.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=247

 

Veja tambÉm: