DIA DO CAFÉ – Café, um aliado da beleza contra os efeitos do tempo

Café, um aliado da beleza contra os efeitos do tempo 
Indústria cosmética oferece cremes e tratamentos à base do fruto 


Deise Machado
Da Agência BOM DIA


Demorou para a indústria cosmética descobrir aquilo que para os russos já foi tradição: reza a lenda que nas casas de banho russas, no século 19, as pessoas usavam grãos de café para esfoliar o corpo, de olho no poder desintoxicante do procedimento.


Na contramão da perfumaria, que utiliza o aroma peculiar desde a década de 1970, só recentemente, entretanto, começaram a surgir as notícias sobre o uso de grãos de café em massagens, em cremes anticelulite e para ajudar a deter os efeitos do vtempo no corpo humano.


De acordo com pesquisas do médico Darcy Roberto Lima, um dos maiores estudiosos do fruto no Brasil, mestre e doutor pela Faculdade de Medicina do Royal Hospital of St. Bartholomew’s , da Universidade de Londres, Inglaterra, o café é sim um alimento funcional (categoria de alimentos que ajudam a prevenir e tratar problemas de saúde).


Embora a maioria das pessoas não saiba, além de cafeína, ele possui potássio, zinco, ferro, magnésio (e diversos outros minerais, mesmo que em pequenas quantidades), aminoácidos, proteínas, lipídeos, açucares e – ufa! – polissacarídeos.


Mas o melhor de seus componentes para a estética são mesmo os polifenóis. Encontrados em muitas plantas e alimentos, os polifenóis têm características antioxidantes, de inegáveis benefícios para a saúde. Por isso mesmo, vêm sendo alvo da atenção não só das indústrias farmacêutica e cosmética, mas também da indústria de alimentos dietéticos.


A quantidade de polifenóis presentes no café promete ação antioxidante mais eficaz do que a do chá verde e o da uva vermelha (veja tabela abaixo), dois conhecidos aliados no combate aos malefícios que o tempo traz para o organismo humano.


A melhor notícia nesse sentido talvez tenha sido a apresentação do Coffee Skin, no ano passado, nos EUA. A substância, patenteada, chegou ao Brasil em junho. Atualmente só pode ser obtida em farmácias de manipulação, com prescrição médica. Segundo Claúdia Cenci Guimarães, médica que atua na área de dermatologia, trata-se de substância eficaz tanto para prevenir quanto para minimizar os estragos provocados pelo sol e pelo tempo.


Por essas e outras, vale a pena ficar de olho nos derivados do café para uso cosmético. À disposição dos vaidosos de plantão há desde clínicas e spas que oferecem massagens com cremes à base de café até redutores de medidas e celulite. Claúdia observa, aliás, o comprovado efeito vasoconstritor da cafeína no combate à celulite. A única recomendação em relação ao uso de qualquer cosmético, diz ela, é ser criterioso (se possível, experimentar primeiro em uma pequena área da pele ) e, de preferência, consultar antes um profissional da área médica.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.