Projeto: Como montar um CAFÉ EXPRESSO – Cafeteria / Café Espresso

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4 de março de 2008 | Sem comentários Cafeteria Consumo

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Idéias de Negócio
 

Como montar um CAFÉ EXPRESSO (Cafeteria)


Introdução


FICHA TÉCNICA
Setor:
Comércio
Tipo de Negócio: Comércio de cafés, bolos, salgados, sucos, etc.


APRESENTAÇÃO.

O café expresso é um café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores, na sua preparação utiliza-se grãos frescos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão.


HISTÓRICO.

A primeira máquina de café expresso foi inventada em meados do século XIX na França e foi exibida na exposição de Paris em 1855. Este equipamento foi adaptado pelos italianos , que os aprimoraram. Após a Segunda Guerra , Giovanni Gaggia inventou o modelo onde a água passa pelo café com pressão obtida através de uma bomba de pistão acionado pela força das mãos. Posteriormente foram introduzidas as bombas hidráulicas.
Atualmente o processo pode ser totalmente automatizado e inclui haste para aquecimento de leite a vapor e saída para água quente, além de uma série de cafeteiras expressas de uso doméstico. Em todas elas o efeito é o mesmo: água quente é forçada a passar rapidamente sob pressão pelo café moído e diretamente para a xícara, havendo a máxima extração de sabor e aroma com maior concentração da bebida , mas impedindo a extração de componentes indesejáveis.


LOCALIZAÇÃO.

Um estabelecimento que comercialize cafés deve estar localizado em ruas com grande movimento de pedestres. Algumas sugestões de pontos são quiosques em centros comerciais ou pequenas lojas em corredores comerciais, galerias, centros de convenções, empresas, etc. Além disso, é bom lembrar que uma loja atraente sempre conta pontos.


ESTRUTURA.

A estrutura básica deve contar uma área mínima de 12 m2, onde deverá ser acomodado todo os equipamentos.


INVESTIMENTO.

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar em torno de R$ 13 mil.


EQUIPAMENTOS.

Os equipamentos básicos são:
– Moedor de café;
– Máquina de café;
– Estufa fria;
– Estufa quente;
– Balcão refrigerado;
– Microondas e banquetas.
O iniciante pode alugar a máquina de café expresso em vez de comprá-la.


PESSOAL.

O número mínimo de pessoas trabalhando é de 4: o dono e 3 atendentes.


LINHA DE PRODUTOS.

O aumento da concorrência obriga o empreendedor a oferecer também salgados, sucos, doces, sorvetes e até mesmo pratos rápidos e lanches na hora do almoço.


O CAFÉ.

É imprescindível trabalhar com boas marcas de café e aprender o modo correto de prepará-lo, garantindo a qualidade do produto final.


A HIGIENE.

Ter higiene no preparo e no acondicionamento tanto do café como também das mercadorias, é fundamental.


PREPARO DO CAFÉ EXPRESSO.


As etapas de preparo são:
– Tirar o porta filtro do grupo (máquina);
– Colocar o pó de café até encher o porta filtro (existem 2 tamanhos de porta filtro – um onde são colocadas 7 gramas de pó de café, e outro duplo onde são colocados 14 gramas, atualmente algumas máquinas chegam a ter filtro triplo);
– Compactar o pó (A compactação ideal deve ser reta, para que o fluxo da água passe por igual pelo pó de café);
– Limpar sempre a beirada do porta filtro antes de encaixá-lo para que não caia pó de café na xícara que vai ser servida;
– Colocar o porta filtro no grupo e acionar a máquina;
– Verificar se o café esta saindo no tempo certo (25 à 30 segundos) e se está cremoso;
– Depois de cada preparação deve-se desprezar o café já usado.
Uma boa receita de café depende da qualidade deste.


DICAS PARA UM BOM EXPRESSO.

Algumas dicas importantes:

– Se passar vapor pelo café torrado e moído, não o utilize mais, pois perderá todo o aroma alterando o sabor da bebida e resultando num gosto de queimado;
– Não tente obter maior quantidade de xícaras por tamanho de filtro. Um bom café expresso deve ser servido em uma xícara de 50 ml;
– Avaliar sempre o estado da máquina e fazer manutenção correta e permanente.


CUIDADOS NO PREPARO.

Para se ter uma boa qualidade do produto final (café expresso), torna-se necessário alguns cuidados no seu preparo, principalmente com relação a água. São eles:
– Evitar o uso de água da torneira devido ao excesso de cloro, o cloro da água pode alterar o sabor da bebida;
– Usar preferencialmente água filtrada ou mineral;
– Utilizar filtro na saída da rede de água que vai para a máquina. os melhores filtros de água são os que tem cerâmica, carvão ativado ou prata. Já que as impurezas da água ficam no interior da máquina (caldeira) ou na própria bebida, contaminando e alterando o sabor do café expresso.


DICAS DE SUCESSO.

É fundamental estar localizado em ruas com grande fluxo de pedestres, atender com rapidez e oferecer produtos de qualidade.


NOTÍCIA – “CAFETERIAS SE PROFISSIONALIZAM”

Setor passa por bom momento no mercado brasileiro; cada vez mais os donos desses estabelecimentos têm de buscar funcionários especializados e garantir a boa degustação da bebida

O hábito de tomar uma xícara de café fora de casa está ganhando cada vez mais adeptos e se tornando uma boa alternativa de investimento. Estima-se que, no ano passado, o consumo da bebida em cafeterias tenha aumentado 30% em relação a 2000. Cerca de 4 mil estabelecimentos, como cafeterias, quiosques, restaurantes, cantinas, bares, lanchonete e todo um conjunto de empresas prestadoras de serviços, servem quase 200 milhões de xícaras de café expresso por ano na cidade de São Paulo, com média de mil ‘cafezinhos’/semana por estabelecimento.

Os dados estão contidos no livro O prazer e a excelência de uma xícara de café expresso: um estudo de mercado, elaborado por uma equipe de sete pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
“Quem pretende investir no setor deve estar atento a alguns detalhes, como proporcionar um ambiente agradável para a degustação do café e oferecer um bom atendimento aos clientes. Servir café é mais do que um negócio, é um ritual”, afirma o coordenador da pesquisa, Celso Luis Rodrigues Vegro. Segundo ele, a profissionalização do setor está cada vez maior. “Muitos já procuram cursos de baristas”, diz.

Com esse objetivo, o Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé) criou, em 1996, o Centro de Preparação do Café. “É uma maneira de preparar os profissionais para melhorar o sabor da bebida a ser servida”, afirma o presidente do sindicato, Nathan Herszkowicz. “Com o crescimento do mercado, a qualidade do café é um grande diferencial do negócio”, acredita ele. Vegro concorda com Nathan e vai além. “A degustação do café deve ser boa o suficiente para puxar a segunda xícara”, afirma.

MERCADO –

Para o presidente do sindicato, o mercado de café expresso já está consolidado. “Há alguns anos era apenas um nicho a ser explorado”, diz. Segundo ele, o investimento no setor deve ser bem avaliado. “Com cerca de R$ 70 mil é possível montar uma pequena cafeteria”, diz. Nathan afirma que há cerca de três anos as boas marcas de café começaram a disputar esse mercado.

“Hoje há inúmeras opções de boa qualidade, o que facilita o negócio. Atualmente existem cerca de mil cafeterias típicas em São Paulo. Nos próximos quatro anos, esse número deve triplicar. É preciso estar atento a áreas ainda pouco exploradas, como a zona leste e norte da cidade.”

EXPRESSO –

Segundo a pesquisa, a expansão na preferência pelo preparo de café expresso é um fenômeno mundial. Entre os exemplos citados está o caso da rede de franquias americana Starbucks, que, como indicam as movimentações do mercado, deve estar chegando ao Brasil em breve. No âmbito nacional, diversas redes de franquias também estão em busca de seu espaço. Nos últimos anos, houve um ‘boom’ no crescimento de redes como a Casa do Pão de Queijo, Fran’s Café e Café do Ponto.

“Um dos desafios apontados pela pesquisa é a conquista do público jovem, um dos principais alvos dessas redes”, afirma Vegro. Ele destaca a preocupação que se deve ter com o ambiente agradável para o convívio social. “Talvez por necessidade de auto-afirmação – aversão aos hábitos de consumo de seus familiares próximos -, por falta de informações sobre o produto ou ainda pela acirrada competição de outras bebidas, como os achocolatados, sucos de frutas e outros alimentos matinais, em geral, os jovens têm uma imagem negativa do café”, acredita ele.
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2002



Legislação Específica


Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;


O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA.


Entidades
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B – Edifício Ômega – Brasília – (DF)
70.770-502
Tel. (61) 448 1326 / 1327 / 1303 / 1321


ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café
Rua Visconde de Inhaúma, 50 – 8° andar – Rio de Janeiro – (RJ)
20091-000
Tel. (21) 516 8595


Fornecedores

Máquina de café expresso
Eletro Card
Av. Carlos Lindenberg, 5002 – Alecrim – Vila Velha – (ES)
29111-000
Tel. (27) 3326 2781 / 3326 5377


Bluker Máquinas de Café Expresso
Rua das Juntas Provisórias, 1338 – Ipiranga – São Paulo – (SP)
04214-010
Tel. (11) 6914 7565 / 273 1139


Cappuccino Indústria e Comércio de Máquinas Ltda
R. Fernão Pompeu de Camargo, 2093 – Jd. do Trevo – Campinas – (SP)
13036-321
Tel. (19) 3278 1099 / 3278 0502


Master Expresso Comercial Ltda
Rua Clodomiro Amazonas, 1158 – lj. 49 – Itaim Bibi – São Paulo – (SP)
04537-002
Tel. (11) 3841 9033



Endereços na Internet:


Site da ABIC
http://www.abic.com.br/


Site da ANVISA
http://www.anvisa.gov.br


 



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BIBLIOGRAFIA


– Pesquisas Tips – Sebrae – Pequenas Empresas, Grandes Negócios – IPT – Tudo (Folha de S.Paulo) – Negócios (O Estado de S. Paulo) – Empreendedor – Exame SP – Exame – Tudo – Estado de Minas – Marketeer – Google – Wikipédia – Ministério do Trabalho e Desenvolvimento


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Fonte: http://www.empregabrasil.org.br/fp/montar_cafe_expresso.htm



 

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