Curiosidades

Onde se produz café no Brasil ?

 

postado em 05/10/2007 | Há 9 anos


ONDE SE PRODUZ O CAFÉ NACIONAL

O café brasileiro é produzido na sua quase totalidade em 5 estados da federação:

MINAS GERAIS, é o maior e melhor produtor nacional. As características regionais do seu café são:

Sul de Minas: sabor doce e suave, com aroma acentuado, corpo equilibrado e acidez cítrica. O café chegou em 1810, começando a se destacar por volta de 1960. Atualmente, corresponde a 70% da renda das propriedades rurais do Sul de Minas. Considerado de ótima qualidade.
café arábica
bebida mole, estritamente mole
dura para melhor
altitude média do plantio é aproximadamente 950 metros

Cerrado: sabor doce, de aroma intenso, encorpado e com acidez equilibrada. A cultura do cerrado foi iniciada na década de 70, e dentre o café arábica cultivado a predominância é da variedade Mundo Novo e Catuaí. Predomina o solo argiloso no cerrado e a topografia da região favorece a mecanização das lavouras.
café arábica
bebida dura
altitude média do plantio é de aproximadamente 800 metros

Matas de Minas: tem aroma marcante e acidez equilibrada. As principais cidades produtoras são Caratinga, Inhapim, Manhuaçu, Manhumirim, Espera Feliz, Matipó, Santa Rita de Minas e Viçosa.
café arábica
bebida dura
altitude média do plantio é de 650 metros

PARANÁ, é o nosso quarto maior produtor nacional. As características do seu café são: bebida encorpada, com aroma intenso e baixa acidez. O café está presente em aproximadamente 210 municípios e é responsável por 3,2% da renda agrícula do estado. As áreas de cultivo são muito extensas, o que justifica a grande variação de altitudes. No estado é cultivada a espécie arábica. 74%.

café arábica e robusta com a variedade conilon
bebida dura a mole
altitude média do plantio é de 650 metros

SÃO PAULO, é o terceiro maior produtor nacional, e com a segunda colocação na qualidade geral na produção do café arábica. As características do seu café são: com aroma pronunciado, de corpo médio (encorpado) e acidez equilibrada. MOGIANA é a região produtora de café mais tradicional do estado, apresenta três subdivisões: Alta, Média e Baixa. A cultura do café foi introduzida há aproximadamente 200 anos. Plantio em solo arenoso, a Mogiana produz um café mais finos.

café arábica
bebida mole e dura
altitude média do plantio é de 900 a 1.000 metros

ESPÍRITO SANTO, nosso segundo maior produtor de café, e o primeiro em robusta. As características do seu café são: sabor doce, com acidez e corpo equilibrados. O grande avanço se deu por volta de 1850. O estado tem na cultura do café sua maior renda. Também ocorre o plantio de café arábica. O estado tem uma temperatura média de 23ºC.

café robusta com a variedade conilon

BAHIA, nosso quinto maior produtor. As características do seu café são: sabor doce, aroma marcante, tem corpo leve, acidez cítrica. O café arábica plantado é quase toda da variedade Catuaí.

café arábica na predominância e robusta em algumas regiões com a variedade conilon
bebida dura, mole e rio
altitude média do plantio é de 850 metros

RONDÔNIA (segunda maior produção de robusta nacional), o café chegou na década de 60. No começo, a variedade arábica era a opção. Atualmente, o café é o principal produto agrícola do estado, mas a espécie Robusta tornou-se o ponto forte. O café arábica também é cultivado, mas em volume não signficativo.

robusta é o forte com a variedade conilon
altitude média do plantio é de 300 metros
Há ainda em ordem decrescente na produção vem: MATO GROSSO, PARÁ, RIO DE JANEIRO E OUTROS.

(dados CONAB)

da Etiópia ao Brasil

BREVE RELATO HISTÓRICO DO CAFÉ

O café é planta nativa da atual Etiópia, antiga Abissínia tendo informações documentadas a partir do século XIV. Conquistou a europa e posteriormente os Estados Unidos no século XVII. Foi trazida para o Brasil  pelo Sargento-Mor Francisco de Melo Palheta pelos idos de 1727. Foi plantada inicialmente no Pará e trazida para o Rio de Janeiro onde se prosperou para o Vale do Paraíba.

Fonte: http://www.cafebrasil.com.br

 

Veja tambÉm: