Histórica de Maria Fumaça

21 de julho de 2006


EDUCAÇÃO


Merendeiras fazem viagem histórica de Maria Fumaça



A Secretaria Municipal de Educação está realizando, no Parque Ecológico, o V Encontro de Merendeiras e Agentes de Serviços Gerais, que tem como objetivo promover a interação e valorização profissional dessas trabalhadoras cuja importância é fundamental na educação dos nossos jovens.

As mais de 200 profissionais que participam do V Encontro, além de encontrar um ambiente propício para a troca de experiências e o estreitamento dos laços de amizade, assistiram a palestras que versaram sobre temas como A Importância dos Hábitos Saudáveis de Vida na Prevenção da Obesidade Infantil, A Mulher Atual, Acidentes na Infância e Cuidados Necessários com a Higiene de Ambientes e Alimentos, entre outros. Participaram também de oficinas e foram brindados com a apresentação musical (canto e flauta) das crianças de 1ª a 4 ª série da rede municipal de ensino que integram o Programa Ciranda Criança. O ponto alto das atividades sócio-culturais aconteceu, na quinta-feira, dia 19/07, quando as merendeiras foram a Jaguariúna para um passeio de Maria Fumaça, numa viagem de duas horas até a Estação de Tanquinho (próxima a Campinas), pelos trilhos da antiga Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, fundada em 1872 e desativada a partir de 1971.

Durante o passeio – custeado por fornecedores da Prefeitura, que bancaram os ingressos, e pelo Buffet Ancona que forneceu gratuitamente os lanches às 212 merendeiras – monitores especializados contaram a história do trem, da importância dele durante o ciclo do café e da rotina dos trabalhadores dos cafezais.
Aprenderam, por exemplo, que a Estação de Tanquinho – uma das cinco existentes no percurso Jaguariúna/Campinas- leva esse nome porque a Estação era destinada a lavagem dos vagões que transportavam gado. A Estação Tanquinho foi construída com a frente para um talude que favorecia o embarque do café.
Localizada na Fazenda Santa Maria, a Estação é considerada de relevante valor histórico. Nela, é possível ver ainda o trecho de linha anterior à retificação (1926). O aluguel dos ônibus que levaram as merendeiras até a cidade de Jaguariúna foi arcado pela Secretaria Municipal de Educação.



Passeio de Maria Fumaça percorre Jaguariúna até a Estação Tanquinho


Fonte: http://www.amparo.sp.gov.br/noticias/agencia/2006/07_julho/210706_educacao_trem.htm

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.