Curiosidades

História do café

 

postado em 26/05/2007 | Há 10 anos

 O café foi descoberto por um pastor de ovelhas em Kaffa, na Abissínia (hoje, Etiópia, no continente africano). Ele percebeu que seus animais ficavam mais espertos ao comer folhas e frutos vermelhos de uma certa planta, o cafeeiro. O próprio pastor passou a consumir também os frutos e sentiu-se alegre e disposto. Muitos outros moradores da região também adotaram o hábito, misturando-o em infusões, inclusive um monge que o utilizava para resistir ao sono enquanto rezava.
O café ganhou o Oriente, onde foi torrado pela primeira vez na Pérsia. O cultivo começou a ser feito pelos árabes e, devido ao fato, uma das espécies mais importantes de café tem o nome científico de Coffea arabica.
Em 1675, o café chegou à Europa, sendo apreciado pelos ilustres pensadores, músicos e celebridades, incluindo Napoleão Bonaparte, imperador da França entre 1804 e 1815. Mas foi por meio dos holandeses que o café veio para a América e os primeiros países a receber a iguaria foram as Guianas, Martinica, São Domingos, Porto Rico e Cuba.
 

Veja tambÉm: