Consumo

Manual do Sebrae SP ensina Como Montar uma Cafeteria

 

postado em 03/04/2007 | Há 9 anos

O manual apresenta um esboço do que você precisa saber e praticar para melhorar suas chances de sucesso. Portanto, não é possível, nem é o propósito da publicação apresentar uma receita completa para exploração de “Cafeteria”. Até porque esta receita não existe. Mas chamaremos a atenção para os aspectos fundamentais que você precisa saber e para as habilidades que precisará desenvolver ao atuar com este tipo de negócio. Considere todas estas informações como ponto de partida, e busque, começando por este manual, o conhecimento necessário para uma exploração competente deste negócio.

Não é exagero dizer que este manual é diferente, pois seu objetivo é clarear as coisas que você precisa saber para ter chances reais de sucesso. Acreditamos que se você souber o que tem de fazer você encontrará um meio de fazer o que precisa ser feito. Nosso objetivo é desafiar você para obter domínio sobre os aspectos importantes deste negócio. Portanto, neste manual você encontrará desafios relacionados com os aspectos de gestão que precisa entender e aprender, já que resposta padrão de como explorar o negócio “Cafeteria” e ter sucesso simplesmente não existe.

Muitos são os caminhos que levam ao sucesso destas empreitadas. Mas muitas também, infelizmente, são as possibilidades de falhas. Por isto procure identificar o maior número possível de empresas que atuam neste ramo de negócio e descubra tudo sobre a forma de como operam. Veja a seguir quais aspectos são realmente relevantes para o seu projeto de uma “Cafeteria”.

Em pesquisa de 1999, o Sebrae-SP constatou que 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 71% não conseguem chegar a 5 anos de vida. Em comum, estas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: planejamento prévio ou estruturação do negócio e na sua gestão. São aspectos para os quais você realmente precisa se desafiar. Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que alcançaram sucesso ou com as empresas que fracassaram, este será o seu mais importante investimento, o que realmente sustentará a viabilidade de seu negócio.

Queremos dizer que é necessário você conhecer o melhor possível este ramo de negócio.

Baixe o arquivo com o Manual do Sebrae


COMENTÁRIOS SOBRE O MANUAL “COMO ABRIR UMA CAFETERIA”, SEBRAE-SP

O café está na moda.
O café é “fashion”.
Nunca se falou e comentou sobre café como nestes últimos tempos.
Cafés especiais, espressos, cappuccinos, baristas, origens, cafés de concurso e outros mais...
Também, começa a instigar o imaginário das pessoas, estimulando aos que têm nas veias o sangue empreendedor a montar uma Cafeteria.
Muito mais do que um sonho romântico e glamoroso, abrir uma cafeteira é um negócio como outro qualquer. Exige planejamento, boa gestão dos processos, conhecimento do emaranhado de impostos que compõem o chamado “Custo Brasil” e muita, muita disciplina.
Até chegar o momento de escolher sua fonte de fornecimento dos nobres grãos de café, definir o seu blend e montar sua carta de serviços, há muito preparo por detrás do balcão.
O manual “Como abrir uma Cafeteria”, publicação do SEBRAE-SP, tem o objetivo de orientar o empreendedor nesse quebra-cabeças que é iniciar um negócio. Basicamente foca nos aspectos administrativos do processo, sem entrar na questão do café propriamente dito.
No entanto, para o sucesso de qualquer empreendimento, muito mais do que uma visão sonhadora, um forte sentido racional deve prevalecer, para que as o negócio fique efetivamente sob a batuta de um bom gestor ou, parafraseando, um bom barista para extrair um excelente espresso.
Leitura obrigatória antes de tomar a decisão de empreender nessa nova moda!

Ensei Uejo Neto
consultor em Marketing e Qualidade de Cafés Especiais.
Cofffee Traveler
www.coffeetraveler.net


Baixe o arquivo com o Manual do Sebrae