Tecnologias

PROMOÇÃO: Livro Cultura de café no Brasil Manual de Recomendações

Cafezais mais produtivos, com cafés de melhor qualidade, resultam em maior rentabilidade, mas exigem um bom trabalho do produtor, baseado no uso de tecnologias adequadas.

 

postado em 15/12/2016 | Há 11 meses

PROMOÇÃO: Livro Cultura de café no Brasil Manual de Recomendações

Este Livro, na forma de um “Manual de Recomendações”, em nova edição 2015/16, objetiva ampliar e atualizar a base de conhecimentos sobre o manejo da cultura cafeeira, para continuar, depois de 6 edições anteriores, na orientação, de Técnicos e Produtores, sobre o melhor uso da tecnologia para a lavoura cafeeira. Ele tem se constituído numa verdadeira “Bíblia” da tecnologia cafeeira, visando contribuir com a melhoria de nossa cafeicultura escrito por Josè Braz Matiello, Roberto Santinanto e demais pesquisadores da cafeicultura brasileira.

Cafezais mais produtivos, com cafés de melhor qualidade, resultam em maior rentabilidade, mas exigem um bom trabalho do produtor, baseado no uso de tecnologias adequadas. Por isso, a cafeicultura brasileira evoluiu muito nas últimas 4 décadas. A lavoura foi renovada. Surgiram novas regiões, novos sistemas de cultivo e de manejo dos tratos, com aumentos na produtividade e nas safras, apesar das dificuldades climáticas. Os sistemas de plantio mudaram para um maior número de plantas/área, com adequação às zonas de montanha e às áreas planas/mecanizáveis. Surgiram variedades mais produtivas, resistentes e vigorosas. O manejo dos tratos e a colheita foram facilitados com a mecanização. A nutrição das plantas e o controle de pragas/doenças foram viabilizados, de forma eficiente e econômica. Ainda, se destacam o maior uso de podas e os cuidados no preparo de cafés de qualidade.

Boa parte desses avanços se deve ao suporte de uma Equipe Técnica especializada, atuando no desenvolvimento e difusão das práticas mais racionais. O livro é um instrumento básico para dar suporte a essa Equipe, pois traz toda a experiência acumulada no manejo dos cafezais - da genética, da fisiologia, do ambiente, do plantio e todas as praticas de formação e condução dos cafezais, da colheita, preparo e qualidade do café, incluindo análises de custos.

A obra está disponível na Fundação Procafé, em Varginha-MG – 35.3214-1411 – gilberto@fundacaoprocafe.com.br

 

Veja tambÉm: