A África contribui para o aumento da oferta mundial de café

25 de setembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Agrocim

Expectativas de Consumo e Produção


A OIC prevê que a produção mundial de café fique em torno de 127 milhões de sacas este ano. Este número esta associado, principalmente, ao aumento na produção da África Subsariana, uma vez que a produção brasileira de arábica terá redução em função de sua bienalidade.


Os últimos registros da Organização sugerem que a produção do Quênia aumentou em 35%, para aproximadamente 880 mil sacas este ano, enquanto a Tanzânia também registrou aumento em sua produção de 13%, total de 900 mil sacas.


De forma contrária aos resultados apresentados por estes dois países, a Uganda apresentou uma redução de 5% em sua produção, colhendo 3,1 milhões de sacas. Este número, apesar de apresentar uma redução de 5% em relação ao ano passado, ainda é superior à produção de 2005, em 1milhão de sacas.


O Quênia e a Uganda são países membros da OIC e participam das reuniões que discutem o desenvolvimento do mercado no próximo ano. A pauta das discussões inclui também os assuntos relacionados ao financiamento no curto e médio prazo do pequeno produtor no Quênia e como minimizar o impacto da alta volatilidade do mercado nos produtores mais pobres.


As discussões na reunião da OIC, que aconteceu em Londres, evidenciaram uma expectativa de que o consumo mundial não foi tão afetado pela crise econômica quanto se imaginava. A previsão de consumo mundial aumentou para 129 milhões de sacas.


Contudo, existem evidências de que as pessoas estão bebendo menos café fora de casa – em cafeterias e restaurantes. Isto indica que a crise não afetou o consumo geral de café, embora mudanças nos padrões de consumo, como a ampliação do mesmo no lar, tenham sido registradas.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.