BOLETIM SEMANAL DA SOMAR DESCARTA CHANCE DE GEADAS NA SEMANA

Por: Agência Safras

SAFRAS (20) – Descartado risco de geada para esta semana. Acompanhe, na sequência, boletim semanal da Somar Meteorologia, com a previsão do tempo para os próximos dias, nas principais regiões produtoras de café do Brasil. A íntegra do documento foi divulgada na Agência Safras e o Blog do Café republica a vocês, alertando para o fato de que não são previstas geadas ao longo desta semana.

MINAS GERAIS — A colheita segue em ritmo acelerado, já totalizando 50% do total. A região da Zona da Mata é a mais adiantada, com 70% das lavouras colhidas, ao passo que, na região Sul, os trabalhos chegam a 42%. No entanto, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, ainda no Sul do Estado, houve queda de 20% dos frutos que ainda se encontravam na planta. Com isso, a qualidade desses grãos estará totalmente comprometida, resultando em prejuízos aos cafeicultores e exportadores, já que tal produto servirá somente ao mercado interno.

A semana será de tempo aberto com pouca possibilidade de chuva, o que favorecerá tanto os trabalhos de colheita e secagem quanto à indução floral, uma vez que excesso de chuva nesse período pode comprometer a safra 2010. E, segundo os modelos climáticos, não há previsão de geadas para os próximos 15 dias. Em contrapartida, a próxima semana começará com chuvas, o que inviabilizará a colheita e a secagem dos grãos.

SÃO PAULO — As condições meteorológicas permaneceram favoráveis à colheita nesses últimos 7 dias. Dessa forma, 45% das lavouras já foram colhidas. Conforme os modelos de quebra de produtividade, a produção está 8% menor do que o potencial estimado no inicio da safra e as chuvas, ocorridas entre os dias 9 e 11/07, ocasionaram queda de 20% dos frutos, o que está causando prejuízos aos cafeicultores, uma vez que tais grãos apresentam uma qualidade física e de bebida ruins. Com as qualidades depreciadas, só poderão ser comercializados no mercado interno, o que causará prejuízos aos exportadores.

A semana começa com tempo parcialmente encoberto e previsão de chuvas somente a partir de quinta-feira (23), o que interfere negativamente nos trabalhos de colheita e secagem dos grãos. Não há previsão de ocorrência de geada para todo o Estado nos próximos 15 dias.

PARANÁ — Com a redução das chuvas, os trabalhos de colheita avançaram e chegaram a 40% no Estado. No entanto, o tempo nublado e chuvoso dos últimos 20 dias ocasionou um atraso de 9% no percentual de lavouras colhidas quando comparado ao mesmo período da safra passada. Segundo os modelos de quebra de produtividade, a produção está 12% menor do que o potencial estimado no início da safra. Além disso, a mesma situação observada em Minas Gerais e São Paulo, também ocorreu no Paraná, cujos cafezais tiveram queda de frutos e depreciação na qualidade devido às chuvas dos dias 9, 10 e 11 de julho.

A semana começa com tempo encoberto e previsão de chuva para o período de 22 a 26 deste mês, o que causará mais atrasos na colheita e depreciação dos frutos, já que as condições meteorológicas estarão totalmente desfavoráveis à secagem dos grãos durante todo esse intervalo. Não há previsão de ocorrência de geadas nos próximos 15 dias, apesar da entrada de uma nova massa de ar polar.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.